Como estabelecer uma rotina matinal de estudos?

Rafael Moraes
5 min readFeb 21, 2022

--

Acho que demorei anos até estruturar uma rotina adequada para acordar cedo pela manhã, estudar, ir para academia, e só então começar o dia como muitas pessoas começam. Em um dia de semana normal eu desperto às 5h, estudo entre 5h30–7h, faço academia e estou de volta às 8h para começar a trabalhar de 8h30.

Você sabia que 25% das pessoas faz resoluções de ano novo e 80% delas acha que as realizará? Mas 75% desiste em janeiro e só 8% chega lá. E muitas dessas resoluções envolvem estudar, fazer um esporte ou academia, ler mais, etc. Estabelecer uma rotina matinal de estudos foi um fator decisivo porque regula todos esses pontos de uma forma indireta para mim. Por isso pensei em estruturar as linhas gerais que me ajudaram a estabelecer essa rotina, porque talvez pudesse ajudar outras pessoas.

1. Comece com um experimento de 30 dias

  • Ao invés de tentar internalizar esse novo hábito indefinidamente, prometi a mim mesmo que só iria atravessar esse desconforto pelos próximos 30 dias. Após isso eu estaria liberado para abandoná-lo. Parece algo estúpido, mas imaginar que isso é temporário ajuda a chegar até o final do experimento. ¯\_()_/¯
  • A regra dos 5 minutos. Nos dias de muita preguiça, prometia a mim mesmo que só estudaria por 5 minutos. Depois disso poderia contabilizar como feito. Spoiler: é muito difícil parar em 5 minutos depois de ter começado. Em particular eu nunca consegui. ᕦ( ͡° ͜ʖ ͡°)ᕤ
  • Algo que ajuda bastante é monitorar os dias. Use um calendário para marcar os dias em que for bem-sucedido e tente não quebrar a corrente.
  • Apenas compareça. A regra de ouro é que você pode furar um dia, mas não dois dias consecutivos.

2. Caminhe até o banheiro

  • Meu celular fica carregando no banheiro, quando meu alarme toca às 5h. Isso me obriga a colocar os pés no chão, abrir a porta do quarto e encarar a luz do dia para desarmar o alarme. É quando aproveito para tomar um banho frio de 5 min e despertar. Faço meu café e de 5h30 estou pronto para começar. Não estar com o celular na cabeceira da cama facilitou muito as coisas!
  • Por que começar tão cedo? Primeiro porque eu faço parte da significativa parcela dos seres humanos que produz mais enquanto está com a mente fresca pela manhã. Mas em segundo lugar, isso evita que eventos inesperados que ocorrem durante o dia entrem em conflito com esse tempo que reservei — e que trato como prioridade. Dificilmente algo vai acontecer que exija sua atenção antes de 7h. E se você trabalha, talvez seja o único horário possível. Depois de um dia de trabalho minha mente e meu corpo já passaram por muita coisa. Então que tal priorizar os seus estudos e dedicar “o primeiro tempo” da sua disposição para eles, e o “segundo tempo” para o resto do dia?

3. Não toque no celular & já deixe tudo pronto no dia anterior

  • Eu não faço qualquer coisa no meu celular além de desarmar o alarme. Redes sociais, e-mails, mensagens não respondidas, ficam para após as 7h — às vezes só 8h quando volto da academia. Entrar no celular tão cedo é basicamente gritar para que a prioridade dos outros se sobreponha à sua, além de ser uma fonte infinita de distrações.
  • Eu já deixo a mesa arrumada com o material necessário (assunto e tópico selecionados previamente). Se for um notebook já deixo o pdf aberto, e tudo mais que irei precisar prontos na tela inicial. Assim fica mais fácil vencer a preguiça de começar, e não me dá nem tempo de pensar o que eu deveria estar fazendo, porque já está definido.

4. Escolha uma janela de tempo

  • A minha janela de tempo é de 90 min (5h30–7h). Você pode e deve começar com janelas menores. No meu caso funciona bem porque uso os primeiros 15 min passar uma vista geral no material, e os últimos 15 min para fechar as pontas soltas e deixar tudo pronto para um recomeço no dia seguinte. Isso me dá 60 min de estudos livre.
  • Se você tem outros compromissos, ou precisa estar de 7h no trabalho, eu recomendo janelas menores de 30 ou 60 minutos. O importante é abrir uma janela diária, que se repita no mesmo horário (o que facilita a formação do hábito) e com um tempo de qualidade, ou seja, com sua atenção totalmente focada no estudo (livre de interrupções). Você talvez tenha perdido a ideia de quanta coisa é capaz de resolver em 30–60 minutos com sua atenção focada num único objetivo. Eu realmente faço um convite a experimentar os resultados.
  • Eu não recomendo escolher mais de dois assuntos para estudar nessa janela. Lembre-se que você quer aumentar a potência do seu foco, então menos é mais.

5. Engula o sapo primeiro

  • Escolho fazer ou estudar as coisas mais difíceis nessa janela. Começar o dia com a sensação de já ter realizado o que você considera prioritário (e muitas vezes o mais difícil) traz uma excelente sensação de autoconfiança. Os dias costumam iniciar com outro sentimento de ânimo, e o futuro começa a parecer mais promissor.

6. Vá para a cama mais cedo

  • Acredito que a grande chave para acordar mais disposto é ir dormir mais cedo. Configuro meu celular para entrar no modo preto e branco, isso me sinaliza que é chegada a hora de deixá-lo carregando em outro cômodo. Hora de tomar um banho e me deitar (geralmente acompanhado de um livro).

Faço aqui a ressalva que estabelecer um hábito demora. Seja paciente consigo mesmo. Talvez comece por criar o hábito de acordar mais cedo, para só depois ir acrescentando outros passos, como tomar um banho frio, estudar, ir para uma academia e etc. Pela minha experiência, um bom hábito formado ajuda a consolidar um outro, num efeito composto. O importante é ser um realizador, e não apenas um planejador ou sonhador.

Referências:

--

--