Como estabelecer uma rotina matinal de estudos?

1. Comece com um experimento de 30 dias

  • Ao invés de tentar internalizar esse novo hábito indefinidamente, prometi a mim mesmo que só iria atravessar esse desconforto pelos próximos 30 dias. Após isso eu estaria liberado para abandoná-lo. Parece algo estúpido, mas imaginar que isso é temporário ajuda a chegar até o final do experimento. ¯\_()_/¯
  • A regra dos 5 minutos. Nos dias de muita preguiça, prometia a mim mesmo que só estudaria por 5 minutos. Depois disso poderia contabilizar como feito. Spoiler: é muito difícil parar em 5 minutos depois de ter começado. Em particular eu nunca consegui. ᕦ( ͡° ͜ʖ ͡°)ᕤ
  • Algo que ajuda bastante é monitorar os dias. Use um calendário para marcar os dias em que for bem-sucedido e tente não quebrar a corrente.
  • Apenas compareça. A regra de ouro é que você pode furar um dia, mas não dois dias consecutivos.

2. Caminhe até o banheiro

  • Meu celular fica carregando no banheiro, quando meu alarme toca às 5h. Isso me obriga a colocar os pés no chão, abrir a porta do quarto e encarar a luz do dia para desarmar o alarme. É quando aproveito para tomar um banho frio de 5 min e despertar. Faço meu café e de 5h30 estou pronto para começar. Não estar com o celular na cabeceira da cama facilitou muito as coisas!
  • Por que começar tão cedo? Primeiro porque eu faço parte da significativa parcela dos seres humanos que produz mais enquanto está com a mente fresca pela manhã. Mas em segundo lugar, isso evita que eventos inesperados que ocorrem durante o dia entrem em conflito com esse tempo que reservei — e que trato como prioridade. Dificilmente algo vai acontecer que exija sua atenção antes de 7h. E se você trabalha, talvez seja o único horário possível. Depois de um dia de trabalho minha mente e meu corpo já passaram por muita coisa. Então que tal priorizar os seus estudos e dedicar “o primeiro tempo” da sua disposição para eles, e o “segundo tempo” para o resto do dia?

3. Não toque no celular & já deixe tudo pronto no dia anterior

  • Eu não faço qualquer coisa no meu celular além de desarmar o alarme. Redes sociais, e-mails, mensagens não respondidas, ficam para após as 7h — às vezes só 8h quando volto da academia. Entrar no celular tão cedo é basicamente gritar para que a prioridade dos outros se sobreponha à sua, além de ser uma fonte infinita de distrações.
  • Eu já deixo a mesa arrumada com o material necessário (assunto e tópico selecionados previamente). Se for um notebook já deixo o pdf aberto, e tudo mais que irei precisar prontos na tela inicial. Assim fica mais fácil vencer a preguiça de começar, e não me dá nem tempo de pensar o que eu deveria estar fazendo, porque já está definido.

4. Escolha uma janela de tempo

  • A minha janela de tempo é de 90 min (5h30–7h). Você pode e deve começar com janelas menores. No meu caso funciona bem porque uso os primeiros 15 min passar uma vista geral no material, e os últimos 15 min para fechar as pontas soltas e deixar tudo pronto para um recomeço no dia seguinte. Isso me dá 60 min de estudos livre.
  • Se você tem outros compromissos, ou precisa estar de 7h no trabalho, eu recomendo janelas menores de 30 ou 60 minutos. O importante é abrir uma janela diária, que se repita no mesmo horário (o que facilita a formação do hábito) e com um tempo de qualidade, ou seja, com sua atenção totalmente focada no estudo (livre de interrupções). Você talvez tenha perdido a ideia de quanta coisa é capaz de resolver em 30–60 minutos com sua atenção focada num único objetivo. Eu realmente faço um convite a experimentar os resultados.
  • Eu não recomendo escolher mais de dois assuntos para estudar nessa janela. Lembre-se que você quer aumentar a potência do seu foco, então menos é mais.

5. Engula o sapo primeiro

  • Escolho fazer ou estudar as coisas mais difíceis nessa janela. Começar o dia com a sensação de já ter realizado o que você considera prioritário (e muitas vezes o mais difícil) traz uma excelente sensação de autoconfiança. Os dias costumam iniciar com outro sentimento de ânimo, e o futuro começa a parecer mais promissor.

6. Vá para a cama mais cedo

  • Acredito que a grande chave para acordar mais disposto é ir dormir mais cedo. Configuro meu celular para entrar no modo preto e branco, isso me sinaliza que é chegada a hora de deixá-lo carregando em outro cômodo. Hora de tomar um banho e me deitar (geralmente acompanhado de um livro).

Referências:

--

--

Quando sonho às vezes me lembro de como voar.

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store